Articulações do Complexo da Mão e seus Movimentos





- Articulações Carpometacárpicas dos dígitos 2 a 5

As articulações são envolvidas numa cavidade articular comum e incluem as articulações de cada metacárpico com a fileira distal de cárpicos e as articulações entre as bases de cada metacárpico.

Os movimentos fisiológicos dos metacárpicos são a flexão (arqueamento) e a extensão (achatamento).


- Articulação capometacárpica do polegar; dígito 1

Essa articulação é uma articulação biaxial em formato de sela (selar) entre o trapézio e a base do 5º metarcápico.Tem uma cápsula frouxa e AM grande, o que permite que o polegar se mova para longe da palma da mão para atividades de oposição e preensão.
Os movimentos fisiológicos do primeiro metacárpico são: flexão, extensão, abdução e adução.


- Articulações metacarpofalângicas

São articulações condilóides biaxiais coma a extremidade distal de cada metacárpico convexa e a falange proximal côncava, mantida por um ligamento volar e 2 colaterais. Os colaterais tornam-se tensos durante a flexão completa e restringem a abdução e adução nessa posição.
Os movimentos fisiológicos da primeira falange são: flexão, extensão, abdução e adução.


Articulações interfalângicas

Existe uma articulação interfalângica proximal e uma distal para cada dedo, do 2 ao 5; o polegar tem somente uma articulação interfalângica.

Os movimentos fisiológicos de cada falange são: flexão e extensão.
Articulações do Complexo da Mão e seus Movimentos Articulações do Complexo da Mão e seus Movimentos Editado por saude.chakalat.net on 13:44 Nota: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.